@Ler é um risco, arriscas-te?

Árgon (Ar)

Elemento químico com 18 protões.

Pertence ao grupo de elementos químicos designados de “gases nobres”, “raros” ou “inertes”. Do Grego, ”argon”, significa “inativo”. Foi o primeiro elemento deste grupo a ser identificado.

Este elemento químico foi isolado do ar em 1894 pelos cientistas britânicos Lord Rayleigh e Sir William Ramsay, cerca de um século depois de Henry Cavendish ter concluído, enquanto investigava o nitrogênio atmosférico, que deveria haver algum constituinte inerte misturado, ainda que em pequena percentagem.

A sua inatividade química, bem como a dos elementos do mesmo grupo, provém do facto dos átomos deste elemento químico terem o último nível de energia completo, o que lhes confere elevada estabilidade e pouca “predisposição” para interagir com outros elementos químicos.

Substâncias

A substância elementar árgon é monoatómica. 

É uma substância gasosa à temperatura ambiente, sendo um gás incolor e inodoro. Existe na atmosfera terrestre em cerca de 1 % em volume.

Árgon no quotidiano

Utiliza-se o gás árgon como “atmosfera protetora” em inúmeros processos industriais, incluindo o fabrico de aço, a soldadura e outros processos metalúrgicos, o fabrico de peças eletrónicas e de automóveis, a conservação de alimentos e a preparação de vinho. O árgon, por ser inerte, proporciona uma atmosfera inerte para impedir a oxidação ou outras alterações químicas que seriam prejudiciais.

Isolante térmico – a substância árgon é mau condutor de calor. É utilizado na construção de janelas com vidro duplo, preenchendo o espaço entre os vidros. Verifica-se que é mais eficaz do que o ar (que na sua maior parte tem azoto e oxigénio). Também é usado em fatos de mergulho profissional, sobretudo em que sejam necessárias imersões mais longas.

Iluminação – o árgon é usado quer em lâmpadas incandescentes, quer em lâmpadas fluorescentes. Emite radiação de cor verde-azulada quando sujeito a uma descarga elétrica.

Medicina – é usado como laser para medicina oftalmológica, usado no diagnóstico e tratamento de doenças oculares.

No mundo da arte...

Karen Woodwards Argon sculpture
Argon | Music From the Periodic Table
Robert Barry | Inert Gas Series
François Morellet Réinstallations

ARGON é uma banda da Coreia do Sul constituída por seis membros. O grupo fez a sua estreia a 11 de março de 2019, com o lançamento do seu primeiro single, Master Key

Sugestão de leitura da BECP

Por fim, ainda os podemos designar como gases raros, se bem que um deles, o árgon (“o Ocioso”), esteja presente no ar na respeitável proporção de 1%, ou seja, é vinte ou trinta vezes mais abundante do que o anidrido carbónico, sem o qual não haveria sinais de vida neste planeta.

O pouco que sei dos meus antepassados aproxima-os deste gás. Nem todos eram materialmente inertes, porque isso não lhes era permitido: eram, pelo contrário (ou tinham de ser), suficientemente ativos para ganhar a vida e respeitar uma certa moralidade que dominava e segundo a qual “quem não trabuca, não manduca”.

Levi, P.  (2013). O Sistema periódico. (3.ª Ed). Alfragide: Teorema, pp. 11-12.

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 559 - Visitas à página (Hoje): 1