@Ler é um risco, arriscas-te?

Hélio

O núcleo do átomo do Hélio tem 2 protões. É o primeiro elemento do grupo 18 da TP, o grupo dos “gases nobres”, “raros” ou “inertes”.

O nome deste elemento tem origem na palavra grega helios, que significa Sol. A seguir ao hidrogénio, é o  segundo elemento químico mais abundante no Universo. Foi observado pela primeira vez na cromosfera solar durante um eclipse em 1868 pelos astrónomos Pierre Janssen e Norman Lockyer. O Sol, bem como as outras estrelas, produzem energia à custa de reações de fusão nuclear. O principal “combustível” da estrela é o hidrogénio. Dois núcleos de H sofrem fusão e originam um núcleo de He, libertando imensa energia.

Na Terra, as reações de fusão nuclear não ocorrem de forma espontânea, apenas em reatores nucleares ou em aceleradores de partículas.

A sua inatividade química, bem como a dos elementos do mesmo grupo, provém do facto dos átomos deste elemento químico terem o último nível de energia completo, o que lhes confere elevada estabilidade e pouca “predisposição” para interagir com outros elementos químicos.

Substâncias

Substância elementar hélio (He), com o mesmo nome do elemento químico. 

Esta substância tem menor densidade do que o ar. 

É um gás monoatómico à temperatura ambiente. É incolor, inodoro, não inflamável e não tóxico.

Hélio no quotidiano

Balões de hélio: os balões com gás hélio flutuam quando são soltos. Esta aplicação não se restringe aos balões decorativos, mas também é útil para balões dirigíveis e balões meteorológicos. Jonathan Trappe viaja pelo mundo carregado por balões de Hélio.

Saúde: o gás hélio é utilizado no tratamento de doenças obstrutivas do sistema respiratório, como asma e bronquiolite. 

Mergulho profissional: o gás hélio é inserido na mistura dos cilindros de ar para mergulho para evitar a narcose de nitrogénio, efeito causado pela diluição de nitrogénio no sangue de mergulhadores.

Quando inspirado, o gás hélio faz com que a voz ao falar seja mais aguda que o normal, pois aumenta a frequência do som, ao aumentar a frequência com que vibram as cordas vocais.

No mundo das artes...

Jason Hackenwenth Esculturas com balões de hélio
Poesia
Filme
Curta metragem

Up

Pixar, Disney

Um velho rabugento vendedor de balões de 78 anos (Carl Fredricksen), não é um herói comum. Quando ele amarra milhares de balões à sua casa e voa para as regiões selvagens da América do Sul, finalmente realiza o sonho de aventura da sua vida. Mas depois de Carl descobrir um clandestino de 8 anos chamado Russell, essa dupla improvável encontra-se numa jornada hilariante num mundo perdido cheio de perigos e surpresas.

Saber+

A descrição sobre a produção de energia resultante da fusão nuclear valeu a Hans Albrecht Bethe (1906-2005) um prémio Nobel em 1967. A sua teoria foi publicada em 1939 no artigo “A Produção de Energia das Estrelas”.

Sugestão de leitura da BECP

Fundação Calouste Gulbenkian (1993). Hélio Oiticica. Lisboa: FCG.

O catálogo apresenta objectos, pintura, estudos, instalações, escultura, performance, happenings de Hélio Oiticica. Contém antologia de textos do artista, excertos de críticas, cronologia/dados biográficos, entrevista, quatro textos, bibliografia, posfácio do projecto Hélio Oiticica e posfácio dos organizadores. Editado em português, inglês e francês.

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 190 - Visitas à página (Hoje): 1