@Ler é um risco, arriscas-te?

III Encontro de Educação em Cantanhede - Leitura e escrita no digital

No âmbito do Plano de Transição Digital, os agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede encontram-se, nos anos letivos de 2021 a 2023, a implementar os seus Planos de Ação de Desenvolvimento Digital.

Em complemento da formação para capacitação digital docente em curso, e com o intuito de fortalecer a articulação fundamentada entre as didáticas específicas das disciplinas e a promoção transversal das competências de leitura e da escrita, irão ser dinamizadas, sob a designação de “III Encontro de Educação do Concelho de Cantanhede: Leitura e escrita no digital”, um conjunto de sessões, para os docentes destes agrupamentos, entre janeiro de 2023 e julho de 2023, na modalidade b-learning (presencial e a distância).

Esta formação, acreditada na modalidade de curso, foi organizada pelos professores bibliotecários dos agrupamentos de escolas e o Município de Cantanhede, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e o CFAE Beira Mar.

Sessões de formação (data, título e dinamizador)

Sessão 1 | 21 de janeiro | 9.00 às 13.30 horas (online)

Sessão de abertura

Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

Manuela Silva, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares

Teotónio Cavaco, Diretor do CFAE Beira Mar

Intervenção 1 – Educar desde la responsabilidad mediática: escrituras digitales y jóvenes prosumidores, por Daniel Montiel;

Intervenção 2 – Leitura e Escrita a partir das novas ecologias mediáticas, por María José Establés Heras

Intervenção 3 – Leitura e Escrita no Digital: que desafios para as bibliotecas?, por Raquel Ramos

Sessão 2 | 25 janeiro | 17.00 – 19.30h (online)

Leitura e escrita na era dos ecrãs – Desafios e oportunidades no ensino das Humanidades, por Carlos Pinheiro

Sessão 3 | 1 fevereiro | 17.00 – 19.30h (online)

Leitura & Escrita no Digital | Desafios e Oportunidades nos 1.º e 2.º CEB, por Arminda Ramos e Rui Abreu

Sessão 4 | 8 fevereiro |  17.00 – 19.30h (online)

Leitura & Escrita no Digital | Desafios e Oportunidades no 3.º CEB e no Ensino Secundário, por Arminda Ramos e Rui Abreu

Sessão 5 | 1 março | 17.00 – 19.30h (online)

STEAM#leitura: para uma abordagem multidisciplinar, por Eduardo Cunha

Sessão 6 | 3 maio | 17.00 – 19.30h (online)

Como o digital pode introduzir a leitura e a escrita no ensino das ciências experimentais, por Vitor Teodoro

Sessão 7 | 7 de julho | 13.30 – 18.30 horas (presencial, em Cantanhede)

O criador-utilizador: ferramentas digitais para promover a literacia e a leitura, por Andreia Brites

Sessão de Encerramento: Pedro Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

 Veja o resumo das comunicações e o CV dos palestrantes, AQUI.

Acreditação

O Encontro está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na modalidade de Curso, com 12 horas (0,5 créditos).

Para obter creditação é obrigatória a frequência da primeira sessão (21 de janeiro, online), da última sessão (7 de julho, presencial, em Cantanhede) e, ainda, de mais uma das restantes microformações (que têm lugar em diversas datas e sempre no mesmo horário: 17.00 às 19.30 horas, online), de acordo com a lista acima e folheto anexo.

Qualquer professor pode participar em qualquer sessão, todavia a creditação máxima será sempre de 12 horas.

Para além destes requisitos, será obrigatória a elaboração de um Relatório final individual a submeter ao CFAE Beira Mar.

Aos participantes que não desejem creditação ou que não reúnam as condições acima indicadas, será emitido, no final do Encontro, um Certificado de Presença.

 

Inscrições

As inscrições são feitas através de preenchimento de um formulário específico onde é efetuada a indicação das sessões pretendidas e é manifestado o interesse na formação creditada ou apenas na participação na(s) sessão(ões). As inscrições para a primeira sessão estão abertas até ao dia 16 de janeiro de 2023.

As turmas das sessões 2 a 6 serão constituídas por ordem de inscrição em cada sessão, sendo dada prioridade aos professores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede. Com exceção da primeira e da última sessão, cada sessão acolhe até 50 formandos (das sessões 2 a 6).

Todas as inscrições são confirmadas (durante a semana seguinte ao encerramento do período de inscrição) e os links de acesso às sessões online serão enviados até um dia antes da realização das mesmas.

Para efetuar a sua inscrição, aceda aqui ao respetivo formulário: https://forms.gle/vrrrASMDWBAb9QLk9

Caso seja necessário algum esclarecimento adicional sobre este evento formativo, queiram contactar o/a(s) professor(a)s bibliotecário(a)s do vosso Agrupamento ou enviar um email para o endereço eletrónico do Encontro:encontrocantanhede@gmail.com

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 235 - Visitas à página (Hoje): 1