@Ler é um risco, arriscas-te?

O olival intensivo e o seu impacto ecológico

Trabalho vídeo desenvolvido por alunos da turma 11CT4, no ano letivo de 2020-2021.

Este é um dos vídeos produzidos pelos alunos, no âmbito de uma atividade de integração curricular entre as disciplinas de Filosofia, Inglês e a componente de Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar Clara Póvoa, atividade subordinada ao tema “Ciência e cuidado pelo ambiente”.

Um dos objetivos do trabalho consistia em os alunos investigarem sobre questões ambientais, dentro de um conjunto de sub-temas específicos, e apresentarem soluções alicerçadas em conhecimento científico inovador. Depois de formulado o problema de pesquisa de cada grupo e após a identificação de fontes de informação, os alunos pesquisaram, selecionaram e organizaram informação, a partir da qual elaboraram, em Inglês, uma memória descritiva do vídeo a criar. O trabalho foi acompanhado na Google Drive pelas professora de Filosofia e de Inglês, em sessões síncronas e assíncronas durante o período de ensino não presencial.

A apresentação oral deste e de outros trabalhos, feita em Inglês pelos alunos, realizada numa aula síncrona com a presença do Diretor de Turma, foi seguida de um debate, antecipadamente preparado pelos alunos, dado que todos os grupos tiveram acesso prévio ao vídeos de todos os grupos, através de um Padlet aberto para o efeito.

Na elaboração deste trabalho, para além de terem sido colocados na posição de comunicadores multimodais de informação, os alunos desenvolveram competências cognitivas complexas de pesquisa, seleção e organização de informação, pensamento crítico, argumentação (nomeadamente com mobilização de conhecimento científico e filosófico) e digitais (para muitos alunos, foi a primeira vez que realizaram um vídeo). Em questionário de monitorização anónimo, o balanço dos alunos foi muito positivo, nomeadamente pela aplicação simultânea de conhecimento filosófico e científico e pela possibilidade de criarem um vídeo.

 

VER VÍDEO AQUI

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 508 - Visitas à página (Hoje): 1