@Ler é um risco, arriscas-te?

Oxigénio

O núcleo do átomo do elemento químico O tem 8 protões.

A descoberta deste elemento químico está sobretudo associada a Antoine Lavoisier (1743-1794), cientista francês, também apelidado de “Pai da Química moderna”.

Substâncias

A substância mais simples que existe constituída por átomos do elemento químico O é a substância oxigénio, O2, também designada de dioxigénio. Esta substância é gasosa à temperatura ambiente, incolor e comburente, ou seja, participa como reagente essencial na maior parte das reações de combustão.

Cerca de 21% da atmosfera da Terra é constituída por O2.

O ozono, O3, tal como o dioxigénio, O2, é uma substância elementar (substância constituída por átomos do mesmo elemento químico). Neste caso, são 3 átomos do elemento químico O que constituem uma molécula de ozono. 

Água, H2O, trata-se do componente mais importante na constituição dos seres vivos. Essencial à vida.

Macrobiomoléculas, proteínas, polissacarídeos, lípidos, ácidos nucleicos (RNA e DNA) são constituídas pelos elementos químicos mais abundantes nos seres vivos: hidrogénio (H), oxigénio (O), carbono (C), nitrogénio (N), enxofre (S) e fósforo (P). Os elementos H, O, C e N correspondem a 99% da sua composição. 

O elemento oxigénio forma ligações químicas covalentes simples ou duplas (partilhando um ou dois eletrões) com outros elementos químicos não metálicos, dando origem a substâncias moleculares, existindo com frequência em compostos orgânicos, tais como as macrobiomoléculas. Existe também em inúmeros compostos inorgânicos, moleculares (ex: óxidos de enxofre e de nitrogénio, peróxido de hidrogénio [a vulgar água oxigenada]) ou iónicos quando se liga a elementos químicos metálicos, formando inúmeras substâncias (ex. óxido ou dióxido de ferro, óxido de alumínio…).

Oxigénio no quotidiano

Metabolismo biológico – O elemento químico O e a substância dioxigénio são essenciais à vida. De acordo com Fraústo da Silva e Armando da Silva (Fraústo da Silva & Armando da Silva, 2011, p. 49), “dos elementos químicos da Tabela Periódica apenas cerca de 30 participam no metabolismo biológico (…) Para o bom funcionamento de cada organismo vivo são necessários 15-20 elementos químicos, em geral os mais leves em termos de massa atómica e os mais abundantes na Terra. A abundância é uma condição determinante na escolha dos elementos químicos pelos organismos vivos.” O oxigénio é, de acordo com os mesmos autores, o elemento químico mais abundante na crusta terrestre (e na água do mar) e também um dos elementos essenciais em inúmeros processos metabólicos em todos os organismos vivos. 

Fotossíntese – Através deste processo, os seres vivos que possuem clorofila nas suas células, captam a energia luminosa que é utilizada para remover eletrões da água e libertar oxigénio  (O2). Este é libertado para o meio ambiente.

Ozono e gases poluentes – O ozono é usado como desinfectante da água (ou de superfícies, em substituição do cloro, por exemplo). No entanto, é perigoso (tóxico para o ser humano) se inalado em quantidades excessivas.

A existência de uma camada de ozono (O3) na estratosfera faz com que os raios ultravioleta (UV) mais energéticos não cheguem à Terra. O tão falado “buraco do ozono”, como referência à diminuição da concentração deste gás em certas regiões da estratosfera, pode ter origem em processos químicos que envolvem compostos halogenados de carbono (os chamados CFC’s que podem ter origem em processos poluentes).

Apesar do elemento químico O ser essencial à vida humana, participa em inúmeros compostos inorgânicos tóxicos para o homem e para o ambiente na Terra. Exemplos: óxidos de carbono, de enxofre e de nitrogénio. O aumento da concentração destes gases na atmosfera pode ser conducente ao aumento do efeito estufa e aquecimento global.

No mundo da arte...

Jean-Michel Jarre - Oxygene: Live in Your Living Room
Legenda 2
Legenda 3
Legenda 4

O2 Oxigen

Performance

Num futuro frágil e incerto, emerge um Mundo entorpecido pela desenfreada modernização, suspenso pelas poucas memórias que ainda ecoam em corpos resilientes na procura incessante do elemento vital que lhes suporta a Vida

 

Sugestão de leitura da BECP

Atkins, P. W. (2001). O reino dos elementos: uma viagem através dos país dos elementos químicos. Lisboa: Temas&Debates.

 
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 231 - Visitas à página (Hoje): 1