@Ler é um risco, arriscas-te?

Sistema de transporte nos animais

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 10.º ano de escolaridade, em articulação com a Biblioteca Escolar Clara Póvoa, foi proposto aos alunos do 10.º CT4 e 10.ºLH1 a realização de um trabalho colaborativo, subordinado ao tema “Transporte nos animais”. Os alunos efetuaram uma pesquisa sobre o tema, criaram grupos de trabalho e elaboraram um póster científico no Canva.

Nesta publicação, é possível visualizar animais muito simples, sem sistemas de transporte especializado, animais com sistema de transporte aberto e animais com sistema de transporte fechado. Neste último caso, foram abordadas os tipos de circulação existentes: simples, dupla incompleta e dupla completa, bem como o tipo de coração existente em cada caso.

A partir da leitura, os alunos descobriram a necessidade da existência de um sistema de transporte nos animais, assim como vantagens em termos evolutivos de sistemas de transporte especializados, relacionando-os com o meio ambiente onde vivem esses animais e a sua taxa metabólica, fundamental à sua sobrevivência.

Consolidaram também competências de pesquisa, de elaboração de referências bibliográficas e de citações e de organização gráfica de informação. Começaram também a aprender como se faz um poster científico.

Graça Machado, professora de Biologia e Geologia

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 57 - Visitas à página (Hoje): 1