@Ler é um risco, arriscas-te?

50 anos do 25 de abril | celebração

A Revolução de 25 de abril de 1974 pôs fim a quase 50 anos de ditadura, abrindo caminho para a implementação da democracia em Portugal. A comemoração da Revolução dos Cravos é uma forma de relembrar e homenagear os militares e a população civil na luta contra a ditadura, pela liberdade de expressão, pela igualdade de direitos e pela justiça social. É também, uma ocasião para refletir sobre os direitos e deveres dos cidadãos, para dar a conhecer às gerações mais jovens as conquistas alcançadas após a revolução (incentivando-as a valorizar e preservar a memória histórica) e estimular o seu envolvimento político e participação ativa na vida pública. Ao comemorar o 25 de abril, reafirmamos o nosso compromisso com a democracia, a liberdade e os direitos humanos.

Esta celebração irá decorrer ao longo do ano letivo de 2023-2024, com o envolvimento de os todos os atores das comunidades escolar e educativa. Pretende-se criar um ambiente de participação ativa e empenhamento cívico, transmitindo às novas gerações a importância do ideário de abril de 74 e a efetiva concretização, ou não, dessas conquistas.

A comissão organizadora é responsável por planificar, organizar e coordenar as atividades, trabalhando em estreita colaboração com os alunos, professores, assistentes técnicos, assistentes operacionais, técnicos especializados e diversos elementos da comunidade educativa. A comissão organizadora é constituída por alunos (Matilde Dias e Simão Cera), uma encarregada de educação (Carla Serrada) e professores (Carmo Teixeira, Isabel Bernardo, José Moutinho, Miguel Cruz e Pedro Chorosa).

No final do primeiro período de 23-24 o programa dos 50 anos do 25 de abril já congregava 34 atividades, 19 das quais de carácter curricular, ou seja, atividades que decorrem em contexto de sala de aula, com envolvimento direto dos alunos na produção e criação de textos e produtos multimodais, os quais serão, posteriormente publicados no Arriscas-te?! do Ler é um risco! De entre as atividades de complemento curricular, encontram-se atividades desportivas, de caráter lúdico, palestras, entre outras. A celebração encerra-se a 3 de junho de 2024, no complexo desportivo e no Pavilhão Multiusos  de Febres, com atividades desportivas, e o encerramento dos Jogos Olímpicos com a presença de Rosa Mota, atividades lúdicas (feira gandaresa) e culturais (sarau com palestra, música, teatro, declamação e entrega dos prémios ao vencedor do concurso de fotografia 50 anos de abril: 0 meu olhar sobre um certo Portugal democrático.

Todas as atividades terão um elemento gráfico comum, criado pela aluna Rute Oliveira do curso de Artes Visuais.

Convidamos todos a explorar o programa, clicando os elementos interativos do objeto digital, criado no Genially. Fazendo parte do conjunto de agrupamentos e escolas “Abril depois de abril“, da iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares – RBE,  as atividades do Programa estão organizadas em rubricas definidas pela RBE. À medida que as atividades forem decorrendo, este objeto será atualizado, quer com imagens ilustrativas das atividades quer com hiperligações para a publicação digital dos objetos criados pelos alunos ou para notícias publicadas sobre os eventos.

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 894 - Visitas à página (Hoje): 7