@Ler é um risco, arriscas-te?

Maletas pedagógicas

Maleta Pedagógica visa ser um agregador de recursos concetuais e digitais, criados pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede no âmbito do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca”, em desenvolvimento desde 2013, e tendo também em conta a sua intervenção nos respetivos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola.
O acesso a cada uma das Maletas é efetuado através do Aprendiz de Investigador (aprendizinvestigador.pt), no separador Sala de Aula, no qual estão alocados recursos especificamente dirigidos aos professores.
A partir do seu enquadramento pedagógico, pretende-se facilitar o acesso a recursos digitais, muitas vezes dispersos e sem contexto.
Cada Maleta está organizada em torno de um conceito central. O conceito é, por sua vez, contrastado com outros conceitos e são sugeridas ações para o professor, quer através da identificação de aprendizagens, estabelecidas a partir do Perfil dos alunos e do DigCompEdu, quer, quando aplicável, através de linhas de atuação para a planificação e implementação de atividades e envolvimento dos alunos.
A seleção dos recursos digitais será ampliada, à medida que novos objetivos de informação forem sendo encontrados online.
As Maletas dividem-se em duas categorias. Numa, estabelecem-se conceitos de base, tais como “recursos educativos abertos, “avaliação para as aprendizagens”, “aprendizagem colaborativa”, entre outros. Na outra categoria, apresentam-se conceitos associados a metodologias, tais como “aprendizagem com base em problemas”, “aprendizagem com base em desafios”, entre outras metodologias centradas nos alunos.
 
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 369 - Visitas à página (Hoje): 9