@Ler é um risco, arriscas-te?

Serviço das Bibliotecas Escolares do AELdF - Atividades do mês de janeiro

Começando um novo ano, o Serviço das Bibliotecas Escolares do AE Lima-de-Faria, Cantanhede promove em janeiro, conjuntamente com professores dos diferentes departamentos curriculares e outros parceiros, um amplo conjunto de atividades.

Promoção do livro e da leitura

Na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico (1.º ao 3.º ciclos) continuam as atividades quinzenais de empréstimo domiciliário, promovidas no âmbito do “Navegando na Leitura” e no “Vou levar-te comigo!”, e que integram o programa “Escolas a ler mais”.

Na Educação Pré-Escolar continua a atividade “Ler fora da escola”. Assente em evidências científicas sobre o impacto da leitura no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem, esta atividade implica o envolvimento das famílias as quais, através de recursos disponibilizados mensalmente pela Rede de Bibliotecas Escolares, são desafiadas a ler com as crianças (se possível diariamente).

Também a leitura em voz alta, assegurada por um membro da equipa da biblioteca escolar, será feita em todos os JI e EB1 ao longo do mês.

No 1.º ciclo, no âmbito de Oferta Complementar e da Educação para a Cidadania, prossegue a implementação da Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA). A partir de um trabalho de questionamento sobre uma obra, os alunos são chamados a ler, escrever, pesquisar e criar, com recursos analógicos e digitais. Em implementação pelas docentes do 1.º Ciclo, o LOSA insere-se no A ler mais e melhor e no ProLiteracias, dois dos programas da RBE em implementação no AELdF.

A propósito da celebração dos 500 anos de Camões, no dia 23 de janeiro, possivelmente a data de nascimento do poeta, serão realizadas, na Biblioteca Escolar da Carlos de Oliveira, leituras em voz alta, as quais serão acompanhadas pela reposição da exposição “As plantas na obra poética de Camões”.

Também no contexto da celebração dos 500 anos de Camões, na semana de 19 a 23 de janeiro, estará patente uma Exposição-Jogo sobre os Lusíadas. Em várias estações, os alunos serão desafiados a partir da leitura de excertos da obra camoniana.

De 14 a 29 de janeiro, alunos dos 5.º, 6.º e 10.º anos terão sessões com a atriz e formadora Adriana Campos, as quais foram organizadas com as professoras da disciplina de Português. A partir da obra de Afonso Cruz “Vamos comprar um poeta”, Adriana Campos levará os alunos do 2.º Ciclo a pensar a poética das palavras comuns. A partir da lírica camoniana, a atriz fará um percurso com os alunos do 10.º ano sobre as palavras, a língua e a nossa relação com elas.  

As representações teatrais são atividades de apoio ao currículo, mas também de promoção da leitura. Nos dias 8, 12 e 27 de janeiro, no Centro Paroquial S. Pedro (Cantanhede) e no Pavilhão Multiusos (Febres) decorrerão, respetivamente “O Cavaleiro da Dinamarca”, “Auto da Barca do Inferno” e “Histórias em Pantanas”, envolvendo todos os alunos do AELdF do 5.º ao 9.º anos de escolaridade.

 

Apoio ao currículo e Cidadania e Desenvolvimento

As atividades do Parlamento dos Jovens recomeçam em janeiro com a campanha eleitoral das três listas concorrentes à eleição dos deputados para a sessão escolar. As eleições irão decorrer no dia 14 de janeiro e a sessão escolar no dia 21. Nesta sessão, os deputados eleitos determinarão as medidas a apresentar na sessão distrital.

Irão decorrer as primeiras sessões do programa IA – Inteligência Atenta, cujo foco é o do impacto social, ético e político da Inteligência Artificial. Estas sessões estão subordinadas aos temas: “Pós-verdade, emoções e perceções”, “Desinformação, manipulação e erosão da democracia” e “Personalização, perceção e polarização”.

 

Palestras

Dar-se-á continuidade à realização de palestras, em articulação com o Clube de Ciência Viva na Escola. Entre as palestras já confirmadas, encontram-se a “Bactérias resistentes a antibióticos e onde encontrá-las”, parra os alunos do 9.º ano da ESLdF e “Física da Música”, para os alunos do 8.º ano da EB Carlos de Oliveira.

 

Expansão do serviço de bibliotecas

Na EB1 do Corticeiro de Cima vai ser inaugurado, no final do mês, um Ponto de Biblioteca. Dando continuidade ao serviço de empréstimo e de animação de leitura que se realiza desde 2015, para além de atividades como a Leitura Orientada em Sala de Aula, encontros com escritores, entre outras, o Ponto de Biblioteca cria um espaço formal de biblioteca, o qual permite o reforço da importância do livro e da leitura na aprendizagem.

A todos os envolvidos, agradecemos a colaboração na organização e implementação destas atividades.

Isabel Bernardo (coordenadora do Serviço das Bibliotecas Escolares)

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 931 - Visitas à página (Hoje): 33