- Posted on
- Editor LR
Parlamento dos Jovens conclui fase escolar com forte participação e prepara ida à fase distrital
Concluiu-se, na Escola Secundária Lima-de-Faria, a fase escolar do Parlamento dos Jovens com dois momentos centrais — eleições e sessão escolar — e entra-se agora na etapa de preparação para a Sessão Distrital que irá decorrer em Coimbra no dia 3 de março próximo.
No ato eleitoral, registou-se uma adesão muito significativa: votaram 382 eleitores, num universo de 481, o que corresponde a 79,4% de participação. O resultado confirma o envolvimento dos alunos num processo que, como prevê o Programa do Parlamento dos Jovens, permite experienciar regras e procedimentos de participação democrática e eleitoral.
Realizou-se no dia 21 de janeiro, na sala do Clube Ciência Viva na Escola, a sessão escolar, momento deliberativo em que os alunos consolidaram o trabalho produzido ao longo do debate do tema e avançaram para a constituição da representação da escola. Da sessão resultou a eleição de dois deputados efetivos (Guilherme Negrão e Madalena Fernandes) e uma deputada suplente (Érica Cavadas) para a fase seguinte.
Paralelamente, foi indicada uma candidata à Mesa da Sessão Distrital (Matilde Oliveira). A eleição irá ocorrer antes da sessão distrital, em reunião presencial ou videoconferência, com base em competências de liderança e conhecimento das regras de condução dos trabalhos.
Com a representação definida, inicia-se agora a preparação para a fase seguinte: os deputados devem conhecer e cumprir o Regimento, estudar os Projetos de Recomendação em debate (que serão publicados brevemente), participar nas votações e respeitar as regras de disciplina e de condução da sessão. Nessa etapa, a sessão distrital inclui, habitualmente, uma cerimónia de abertura, a sessão de perguntas a um Deputado da Assembleia da República (no presente ano, Pedro Delgado Alves do PS), o debate e aprovação do Projeto de Recomendação do círculo, eleição de deputados e do Porta-Voz e votação de um tema a propor para a edição seguinte.
Na ESLdF, os trabalhos são organizados pela coordenação do Serviço das Bibliotecas Escolares e pelo professor Carlos Seco.
Fotografias: Carlos Seco e Isabel Bernardo (autorização de recolha de imagens obtida pro consentimento explícito e informado no âmbito do programa do Parlamento dos Jovens)