
- Posted on
- Editor LR
Uma história com A de Abril e V de Vitória
A caixa-exposição Uma história com A de Abril e V de Vitória é composta por um conjunto de recursos, elaborados pelas professoras Ana Costa e Silva e Manuela Fonseca da equipa do Serviço das Bibliotecas Escolares do AELdF, e dirigidos para as crianças e alunos da Educação Pré-Escolar e do 1CEB. Criada no âmbito dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a caixa-exposição é uma das propostas do AELdF para a celebração deste momento histórico. O ponto de partida foi a canção “O Capitão dos Tanques” (do livro com CD “Abril, Abrilzinho”), com poema de José Jorge Letria e música e voz de Vitorino, canção homenagem à figura de Salgueiro Maia, capitão de abril.
A caixa-exposição inclui:
- um friso cronológico com 24 quadros referentes a “Uma história com A de Abril e V de vitória”
- um documento de apoio com legenda histórica das fotografias utilizadas nos quadros
- um vídeo com a canção ilustrada “O capitão dos tanques” em pen drive
- um documento com letra da canção “O Capitão dos Tanques”
- um livro-exposição “Palavras & Imagens à descoberta da Revolução dos Cravos”
- um baú de imagens em versão impressa, mas também disponível na
- um cartaz.
A caixa-exposição foi apresentada às educadoras de infância e professores do 1CEB, assim como proposta de operacionalização das atividades.
Disponibilizam-se aqui, em formato digital, três desses recursos: o Friso Cronológico e a respetiva legenda e o livro-exposição “Palavras & Imagens à descoberta da Revolução dos Cravos”.
O Friso Cronológico refere-se aos acontecimentos ocorridos no intervalo de tempo entre 24 e 26 de abril de 1974. É composto por 21 quadros com fotografias da época, a preto e branco, acompanhados por um quadro com o título da história, um quadro com o início da história e um quadro final com as fotografias dos “Fotógrafos de Abril” Alfredo Cunha e Eduardo Gageiro, autores da maioria das fotografias que o compõem.
O livro-exposição “Palavras & Imagens à descoberta da Revolução dos Cravos”, que na versão impressa é disponibilizado em formato A3, contém 10 páginas ilustradas, sendo 5 dedicadas ao tempo da ditadura e 5 dedicadas ao dia e às conquistas do 25 de abril. As ilustrações utilizadas são totalmente originárias de livros de literatura infantojuvenil, identificadas no final do livro, e que fazem parte da coleção das bibliotecas escolares do AELdF. Reúne um conjunto de expressões consideradas significativas na abordagem à temática do 25 de Abril e podem ser utilizadas pelas educadoras e professores nas atividades a desenvolver com os alunos. No seguimento da exploração da caixa-exposição, sugere-se a construção de um livro com os alunos que poderá ter diferentes formatos e tipos de conteúdo, tais como livro-objeto, scrapbook, livro harmónio, banda desenhada, dicionário ilustrado, entre outra possibilidades. Qualquer um destes produtos pode ser disseminado no Arriscas-te?! do Ler é um Risco! e ser divulgado na iniciativa Escolas de Abril, da Rede das Bibliotecas Escolares, no qual o Serviço de Bibliotecas Escolares/ Agrupamento de Escolas está inscrito.