@Ler é um risco, arriscas-te?

FotoBio

FotoBio é uma das ações proposta pelo Clube Ciência Viva na Escola – Ciência com Arte do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede.

Partindo-se de atividades laboratoriais desenvolvidas pelos alunos na disciplina de Biologia e Geologia, pretende-se mostrar a importância da imagem na investigação científica. Procurou-se, também, desenvolver nos alunos competências em literacia da informação e literacia digital.

No presente ano letivo (2022-2023), apresentamos duas coleções.

Extração de DNA – Esta atividade laboratorial, realizada em grupo, foi acompanhada de pesquisa, permitindo, não só, a planificação da atividade, mas também a sua discussão e registo das principais conclusões, mobilizando competências de pesquisa e seleção da informação, assim como o desenvolvimento de autonomia e o cumprimento de regras laboratoriais. A partir do conhecimento prévio da organização estrutural e constituição química das células eucarióticas, foi possível planificar e levar a cabo um conjunto de procedimentos laboratoriais que permitiram a extração da molécula de DNA de tecidos vegetais e dar resposta à questão – problema: Como extrair o DNA a partir de células de tecidos vegetais? As atividade e o registo fotográfico foram realizado na aula do 11CT1, sob orientação da professora Julieta Marques.

Reprodução e divisão celular Uma das particularidades mais impressionantes dos seres vivos é a sua capacidade de gerar descendência, a qual permite, através da reprodução, a transmissão de um programa genético de características hereditárias ao longo das sucessivas gerações. É a estabilidade desse programa e, em simultâneo, a ocorrência de modificações no mesmo que garantem a manutenção e a evolução dos atributos das espécies. Em atividades práticas, alunos das turmas 11LH1, 11CT2 e 11CT3 estudaram e registaram em fotografia dois fenómenos: a reprodução sexuada e assexuada, em plantas e fungos, e a divisão celular. Enquanto na primeira atividade não foi necessário proceder a nenhuma preparação em especial, na segunda,  os alunos fizeram preparações temporárias de raízes jovens de cebola (Allium cepa), fixadas e coradas com orceína acética e utilizaram a técnica de “squash”.  As fotos das estruturas reprodutoras foram obtidas, sobretudo, a partir de observações à lupa estereoscópica feitas pelos alunos durante as aulas práticas.

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 596 - Visitas à página (Hoje): 2