
- Posted on
- Editor LR
DESenhando DEScartes
Trabalhos realizados pelos alunos da turma 11AV, que resultaram da reflexão acerca dos problemas epistemológicos da possibilidade e origem do conhecimento.
Se bem pensaram, melhor fizeram! O desafio foi lançado no Classroom e concretizado entre as salas 2.7. e 3.1. da Lima-de-Faria:
«Queridos artistas, segue o Guião e a Rubrica do trabalho para que possam consultar sempre que necessário. A ideia é que Descartes vos ajude a descartar as dúvidas que possam ainda subsistir acerca do muito talento que cada um de vós tem.
Deem lápis à vossa imaginação e contem ao mundo como é que Descartes descartou (?) todas as dúvidas que os céticos tinham semeado sobre o terreno pantanoso do conhecimento.» E assim começava uma aventura de descobertas múltiplas e interdisciplinares.
Partindo da leitura de textos de René Descartes, os alunos foram “desenhando” a tese epistemológica cartesiana. Excertos saídos das principais obras deste filósofo serviram de inspiração para os desenhos e pinturas saídos das mãos dos artistas do 2.º ano do curso de Artes Visuais e que estão em exposição na Biblioteca Escolar Clara Póvoa (BECP). Os textos que os acompanham pretendem explicitar os excertos selecionados pelos alunos e são o produto final que passou por três fases: redação individual; revisão dos textos pelos pares em sala de aula com correspondente reformulação individual de cada texto e um último feedback dado pela professora de Filosofia via Classroom.
A estrutura do pensamento daquele que ficou imortalizado na frase “Penso, logo Existo”, está agora ao alcance de quem visitar a nossa biblioteca, pois a sequência de desenhos expostos pretende contar a história das Meditações de Descartes: DESenhando DEScartes.
Os trabalhos foram realizados no âmbito do plano de atividades do Serviço das Bibliotecas Escolares, nas disciplinas de Desenho A e de Filosofia, sob a orientação das professoras Otília Lopes e Ana Tereza Redondo.