
- Posted on
- Editor LR
Diálogos possíveis
A atividade Diálogos possíveis surgiu como resposta ao desafio lançado a algumas turmas do 12.º ano, no âmbito do estudo de Fernando Pessoa ortónimo e seus principais heterónimos, tendo como objetivos sensibilizar os alunos para a leitura do texto poético, mobilizar informação adequada ao tema, desenvolver a criatividade em termos da expressão escrita e participar construtivamente em situações de interação oral.
Em trabalho de pares, os alunos produziram textos destinados a serem dramatizados em contexto de sala de aula, partindo da seguinte situação: colocar o poeta Fernando Pessoa e/ ou os seus heterónimos em interação entre si ou com outros intervenientes, quer sob a forma de entrevista quer simplesmente sob a forma de diálogo.
Após a apresentação de todos os trabalhos, seguiu-se um momento de debate, Debate entre Pessoas, o mesmo é dizer, entre ortónimo e heterónimos.
No início, os alunos não se mostraram muito entusiasmados, pois estavam a iniciar o estudo desta unidade temática e pouco ou nada conheciam de Fernando Pessoa. Contudo, à medida que foram descobrindo o carácter sui generis do universo pessoano, a sua atitude mudou completamente, ao ponto de se identificarem com alguns dos múltiplos “eus” que povoam esta “galáxia” que é Pessoa. O importante é que ninguém tenha ficado indiferente ao espetáculo que é a sua obra, drama em gente de um ser fragmentado, perdido no labirinto de si mesmo.
Terminada a atividade, os alunos sugeriram que se devia repetir a ideia com outros autores do programa.
Quem sabe se partindo de Diálogos possíveis não poderemos chegar a possíveis diálogos…
Madalena Toscano, professora de Português