
- Posted on
- Editor LR
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares_ atividades no AELdF
Promovido pela International Association of School Librarianship, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado no mundo inteiro.
O livro e a leitura
Num mundo onde existem inúmeros conflitos, para além do seu papel de preservação e difusão da cultura, as bibliotecas podem abrir caminhos para a paz ao contribuírem para a ligação entre comunidades.
Apesar da crescente digitalização do livro, assim como de todas as atividades humanas, o livro físico continua a ser uma forma privilegiada de conhecermos os Outros que vivem connosco no planeta Terra, cuja forma, valores e comunidades podem parecer estranhos, mas com os quais partilhamos o mesmo desejo de ter um projeto de vida. A leitura é uma forma de acedermos ao universo de cada um, aos seus sonhos e projetos de vida. É também uma forma de acedermos ao conhecimento que nos permite uma compreensão do mundo.
Mas, formamo-nos como leitores exige tempo, disciplina e gosto. É o que nos têm mostrado os alunos que têm participado, alguns desde o Jardim de Infância, nas atividades “Navegando na Leitura”, “Vou levar-te comigo” e “10 minutos a ler” que no AELdF se dinamizam desde a Educação Pré-Escolar e que, no presente ano letivo, se vão alargar ao 8.º ano de escolaridade na EB Carlos de Oliveira (EBCO) e que propomos que se iniciem no 7.º ano de escolaridade da ESLdF.
Começámos o mês de outubro com o lançamento, na Biblioteca Escolar da EBCO, do “Vou levar-te comigo” e “10 minutos a ler” com duas das turmas do 2.º Ciclo que vão participar nestas iniciativas. Quinzenalmente, os alunos vão à Biblioteca e requisitam, ou renovam a requisição, de um livro que registam também no seu Passaporte de Leitura, o qual os acompanha ao longo de cada ciclo de ensino. A leitura começa em silêncio, na biblioteca ou em sala de aula, durante 10 minutos e prossegue em casa, ao ritmo de cada aluno.
Este lançamento foi o pretexto para oferecer um livro aos GRANDES LEITORES Jonas Gabriel, Margarida Silva, Duarte Estarreja e Margarida Simões, alunos, no ano letivo passado, do 5.º e 4.º anos de escolaridade e que requisitaram respetivamente 21, 20 e 10 livros cada. Ao aluno Artur Carvalho também será oferecido um livro, quando as atividades do “Navegando na Leitura” forem retomadas na EB1 dos Covões.
Parlamento dos Jovens e Isto também é comigo
O mês de outubro foi também o do lançamento de duas iniciativas dirigidas aos alunos do ensino secundário: Parlamento dos Jovens e Isto também é comigo. Formas diferentes de nos ligarmos à comunidade através da ação política e do exercício da liberdade de expressão.
Sendo uma iniciativa da Assembleia da República, em coordenação com o IPDJ, o tema do Parlamento dos Jovens deste ano é Novas tecnologias: desafios e oportunidades para os jovens. Conforme mensagem eletrónica aos alunos do ensino secundário da ESLdF, decorre, até 15 de novembro de 2024, o período de apresentação das listas concorrentes à fase de escola, assim como o da constituição da Comissão Eleitoral.
Isto também é comigo é uma iniciativa do PÚBLICO em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Os procedimentos para a participação foram também enviados a todos os alunos do ensino secundário da ESLdF, a cuja participação se apela. Estar bem informado, e participar na vida da comunidade, são dois pilares da democracia, para a qual a nossa contribuição é fundamental, num momento em que a integridade da informação está seriamente em risco.
Celebração dos 500 anos de Camões
As comemorações do quinto centenário do nascimento de Luís de Camões tiveram início no dia 10 de junho de 2024, estando prevista uma programação que se estenderá até 10 de junho de 2026. Seguindo as indicações da RBE, o AELdF foi, neste mês de outubro, registado na rede de escolas com iniciativas neste âmbito, integrando, assim, a mostra de atividades através das quais se pretende a (re)apropriação da obra de Camões e do seu significado na atualidade. Atividades já previstas estão disponíveis para consulta AQUI e a informação será atualizada à medida que as mesmas se forem realizando. Aceitam-se sugestões de outras atividades que possam ser realizadas em colaboração com o Serviço das Bibliotecas Escolares (SBE).
Este serviço pode também registar, na rede de difusão da RBE, iniciativas promovidas no AELdF, mesmo que se realizem sem o envolvimento do SBE. Para o efeito, descrição da atividade, elementos gráficos e outra informação deve ser enviada para becp@aelimadefaria.pt
Unir comunidades através da escrita
Unir comunidades através da escrita é uma proposta de 20 desafios de escrita criativa do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (AEMM), para celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e do Dia Europeu das Línguas, e partilhada com os agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede através da Rede de Bibliotecas de Cantanhede. Os 20 desafios podem encontrar-se AQUI. Os desafios são acompanhados de exemplos elaborados por alunos, encarregados de educação, assistentes operacionais e professores do AEMM. No espírito de partilha entre as comunidades que nos são próximas, sugerimos a exploração dos mesmos, pois são aplicáveis ao longo do ano letivo, para vários níveis de ensino e disciplinas.