
- Posted on
- Editor LR
Navegar é preciso: a construção da alma portuguesa
Os trabalhos aqui apresentados surgiram da articulação entre a Biblioteca Escolar Clara Póvoa (BECP) e os conteúdos programáticos da disciplina de Português do 12.º ano, nomeadamente a Mensagem, de Fernando Pessoa, e a sua relação intertextual com Os Lusíadas, de Luís de Camões, no âmbito das comemorações do V centenário do nascimento do Poeta.
Em trabalho de pares, os alunos interagiram com o ChatGPT, através do seguinte comando: “Faz-me um poema, de acordo com o estilo de Os Lusíadas, de Camões, até quatro estrofes, onde existam características comuns aos poemas da Mensagem, de Fernando Pessoa, ao nível do tema e da forma”. De seguida, foi solicitado aos discentes que elaborassem um texto de apreciação crítica, com base nos textos gerados pela inteligência artificial, relacionando-o com os aspetos estudados, no contexto das duas obras. O balanço foi positivo, considerando que os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos e assumir uma atitude crítica face a esta ferramenta digital que, se for bem usada, poderá ter um impacto positivo no processo de ensino / aprendizagem.
Por fim, foi lançado um último desafio que consistiu em escrever um poema, obedecendo ao mesmo tema. Contudo, dada a complexidade desta ambiciosa tarefa, os trabalhos revelaram a dificuldade sentida na execução da mesma, o que é perfeitamente compreensível. De qualquer modo, fica aqui uma pequena amostra do que foi feito.
Madalena Toscano, professora da disciplina de Português