@Ler é um risco, arriscas-te?

Aconteceu no mês de março

Promoção do livro e da leitura
Foram realizadas sessões de empréstimo nos Jardins de Infância, nas escolas EB1 e na Carlos de Oliveira, o que envolveu cerca de 500 crianças e alunos até ao 8.º ano. Trabalho desenvolvido pelas professoras Graça Chorosa e Lídia Curto, e pela D.ª Isabel Ramos, em coordenação com os professores da disciplina de Português Isabel Ferreira, Regina Curto, Teresa Marques, Luís Paes e Licínia Torres. De registar que na Escola Carlos de Oliveira estas atividades já implicaram, no presente ano letivo, a leitura de mais de 800 livros.
Sessões de animação de leitura foram igualmente realizadas nos JI e nas EB1 do AELdF pelas professoras Graça Chorosa e Lídia Curto, num trabalho que envolveu 285 crianças e alunos.
 
Palestras
Em articulação com o Clube Ciência Viva na Escola – ciência com arte, e com professoras das disciplinas de Matemática, Biologia e Geologia e Biologia, ao longo do mês de março realizaram-se cinco palestras que envolveram 130 alunos do 5.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade.
 
Parlamento dos Jovens
Os três deputados eleitos participaram na sessão distrital do Parlamento dos Jovens e tiveram a oportunidade de ver uma das suas propostas passar para a fase nacional.

Intervir cantando…ainda tem sentido resulta de um trabalho desenvolvido por várias turmas, no ano letivo de 2023-2024, no âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de abril de 74, trabalho que teve a orientação do professor Paulo Melo.
Realizado no contexto das atividades do Serviço das Bibliotecas Escolares, e da sua participação na celebração dos 50 anos do 25 de abril de 74, os alunos assumiram o papel de curadores e responderam ao desafio de selecionar canções do século XXI que representassem o espírito da canção de intervenção.
O trabalho que agora se apresenta, e que está publicado no Arriscas-te?! / Ler é um risco!, mostra o conjunto de canções selecionadas, organizadas por cantores / músicos.
Antecedidas de uma breve apresentação do estilo do cantor / músico, cada canção é representada por uma imagem e um excerto da letra. Para cada uma há ainda uma hiperligação que permite a sua audição.
 
Com composição e edição de Maria do Céu Gomes, trata-se de um trabalho que vale a pena visitar. Quer pela qualidade das canções, e do seu papel no ativismo político, quer pelo que nos mostra da música portuguesa nestes primeiros 25 anos do século XXI.
 
No âmbito do projeto ProLiteracias, cuja candidatura foi aprovada em janeiro, está a ser efetuada a revisão dos recursos em literacia da informação e literacia digital do  Aprendiz de Investigador, com substituição total dos tutoriais do “Aprendiz Portátil”. Neste âmbito já foram produzidos e publicados 20 novos mini tutoriais para “O Aprendiz Portátil” sobre autoria e publicação, citações e referências bibliográficas, os quais já se encontram adaptados ao estilo APA, 7.ª edição. Foi também refeito na totalidade o Guia, para o ensino secundário, “Respeitar os direitos de autor: citações e referências bibliográficas”. Este trabalho foi realizado por Isabel Bernardo, a qual, conjuntamente com a professora Maria do Céu Gomes, se encontra a produzir seis novos tutoriais de desenvolvimento do referido Guia.
 
Produção de recursos para a Leitura Orientada em Sala de Aula
No âmbito do projeto ProLiteracias, as professoras Graça Chorosa e Lídia Curto encontram-se a produzir dez novos planos, para 10 novos livros, os quais se irão juntar aos 46 já existentes e que se podem consultar AQUI. Criados com base na metodologia de questionamento e de aprendizagem com base em problemas, estes planos encontram-se em implementação junto dos 200 alunos das EB1. A aquisição dos novos títulos será efetuada com o financiamento obtido na candidatura ProLiteracias.
 
Candidaturas
Com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, foi elaborada uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares para se equipar o Ponto de Biblioteca da EB1 do Corticeiro de Cima como mobiliário específico de biblioteca.
 
Gestão das coleções
Finalizou-se a catalogação dos cerca de 270 novos livros que entraram nas coleções dos pontos de Biblioteca dos Jardins de Infância e das EB1 e nas coleções das bibliotecas Carlos de Oliveira e Clara Póvoa. Trabalho desenvolvido pelas senhoras funcionárias Conceição Sacarrão e Fernanda Cravo. Estas aquisições foram financiadas pelo AELdF e pelo PNL, através da candidatura “50 listas”.
Relembramos que a divulgação das novidades está disponível AQUI e AQUI, materiais de divulgação elaborados pela professora Maria do Céu Gomes.
 
Encontra-se também em curso, nas duas bibliotecas, a substituição das cotas manuscritas por cotas impressas, dos livros e demais documentos, uma vez que as cotas manuscritas se apagam com a exposição à luz. Este trabalho, muito moroso, está a ser realizado pelos professores Rui Melo, Fátima Vieira, Maria do Céu Gomes, Ana Costa e Silva, Sofia Cartaxo e Manuela Fonseca.
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 250 - Visitas à página (Hoje): 1