@Ler é um risco, arriscas-te?

Exposição "A importância da Filosofia para um pensamento consciente: argumentos não dedutivos e falácias informais".

Os alunos da turma 10CT2, no ano letivo 2021-2022, realizaram, em trabalho colaborativo e investigação guiada, uma trabalho cujo produto final foi a elaboração de um conjunto de cartazes sobre vários tipos de argumentos não dedutivos e falácias informais. A partir de fontes de informação em suporte livro, em vídeo e em formato digital, os alunos selecionaram a informação, caracterizaram e exemplificaram os conceitos. Os produtos finais foram apresentados e discutidos oralmente.

Conhecer as estruturas lógicas do pensamento ajuda-nos a desenvolver o pensamento crítico, nomeadamente em situações argumentativas.

Hoje, com a presença constante das redes sociais na nossa vida, são infinitas as situações argumentativas nas quais nos podemos envolver.

Como cidadãos, somos constantemente interpelados a definir posições e a apresentar as razões que nos levam a defender a tese A ou a B.

Com muita frequência, a aceitação da conclusão passa por entendermos como foi construído o argumento ou inferir se estamos perante um inferência legítima ou um argumento falacioso.

Ao realizarem este trabalho, os alunos do 10CT2 deram um primeiro passo na análise da estrutura lógica do pensamento humano e ganharam um conjunto de instrumentos que lhes permitirá uma maior consciência (e controlo) do seu próprio pensamento.

Isabel Bernardo, professora de Filosofia

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 83 - Visitas à página (Hoje): 1