@Ler é um risco, arriscas-te?

Título

Ebook:  AQUI

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) morrem por ano mais de 8 milhões de pessoas por doenças associadas ao tabaco, cerca de 1,2 milhões por exposição ao fumo ambiental. Fumar é um dos mais importantes fatores evitáveis de doenças não transmissíveis que hoje nos preocupam a todos (doenças respiratórias crónicas, cancro em diferentes localizações, doenças  cérebro-cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2), pelo sofrimento humano e sobrecarga económica que impõem aos cidadãos, às famílias, ao sistema de saúde e a toda a sociedade.  Para além dos efeitos na saúde, o tabaco contribui para a pobreza, as desigualdades sociais e a poluição do meio ambiente!.

Em 2017 morreram em Portugal mais de 13000 pessoas por doenças atribuíveis ao tabaco: são 36 mortes evitáveis por dia!!!DUAS MORTES POR HORA!

Sendo Maio o Mês do Coração, e sendo o consumo de tabaco a segunda principal causa de doença cardiovascular, a seguir à hipertensão arterial que contribui para aproximadamente 12% do total de mortes por doença cardíaca em todo o mundo, os alunos do 11ºCT3 elaboraram um conjunto de infografias sobre os Malefícios do Consumo de Tabaco com o intuito de informar e alertar toda a comunidade para este facto indiscutível.

Esta atividade resulta da articulação da disciplina de Biologia e Geologia com Cidadania e Desenvolvimento e teve a colaboração da equipa PES e da BECP.

Veja o plano de aula AQUI no Aprendiz de Investigador.

Ana Paula Rocha

 
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 1251 - Visitas à página (Hoje): 1