@Ler é um risco, arriscas-te?

25 DE ABRIL EM LIVRO

No âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, com esta coleção pretende-se dar destaque aos livros das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria que têm como tema central os acontecimentos de 1974.
São livros de natureza diversa.
Os dirigidos a um público infantojuvenil, e que estão localizados nos Jardins de Infância e nas EB1 do Agrupamento, são narrativos ou informativos. No conjunto, retratam o que foi o 25 de abril de 1974 e a transição entre um Portugal oprimido e um Portugal que foi conquistando a liberdade.
Os livros das BE das escolas Carlos de Oliveira, Febres e Lima-de-Faria, Cantanhede também se dividem em livros informativos e não informativos. Estes últimos são, sobretudo, romances, incluindo dois escritos por Cândido Ferreira, nascido em Febres, opositor ao regime salazarista e candidato à Presidência da República. Há também livros de poesia que, em muitos casos, incorporaram o património de uma revolução cantada.
Os livros informativos centram-se nos acontecimentos do 25 de abril de 1974, ou de forma cronológica ou focando-se num ângulo específico, como as notícias sobre o 25 de abril e o PREC na imprensa internacional. Destacam-se ainda os dois livros que compilam as entrevistas que Anabela Mota Ribeiro fez aos “Filhos da Madrugada”. Estes são, na maioria dos casos, nascidos após o 25 de abril de 1974. Estes “Filhos” contam a sua história, com a consciência do que é não viver em liberdade num país que não o foi durante décadas. As entrevistas que Anabela Mota Ribeiro fez aos “Filhos da Madrugada” podem também ser vistas e ouvidas no RTP Play.
Boas leituras!
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 442 - Visitas à página (Hoje): 1