@Ler é um risco, arriscas-te?

25 de abril | 50 anos | Curadoria

Para muitos de nós, o 25 de abril de 1974 é uma memória que se desfaz no tempo. Para outros, é um acontecimento histórico, com uma relação longínqua com o presente.
Muitos sentirão que o seu ideário está por cumprir. Outros, continuam a considerar que faz parte do seu desígnio cumprir esse ideário.
Passado ou ainda presente, devemos a este momento da história portuguesa muito do que somos e temos hoje, apesar de podermos sentir como perdido o tempo em que promessas de abril não se cumpriram.
Muita dessa história escreveu-se em suportes efémeros, como os jornais, as revistas, as paredes dos cartazes e dos murais, as canções. Outra parte dessa história, escreve-se e reescreve-se nos livros, nos filmes, nas séries, nas canções que foram recriadas, nos cartazes de celebração anual.
Com as coleções que a Biblioteca Escolar Clara Póvoa tem vindo a organizar, pretende-se agregar e divulgar materiais diversos em múltiplos suportes (som, vídeo e imagem) e formatos (cartazes, jornais e revistas, filmes, música, séries e livro), espalhados um pouco pelo mundo digital e nem sempre de fácil acesso. Documentos a que mais facilmente podemos recordar ou conhecer o significado de uma festa que foi bonita, nas palavras de Chico Buarque.
 
Imagem: fotografia de Alfredo Cunha.
curadoria_25deabril/50anos de Clara Póvoa
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 664 - Visitas à página (Hoje): 4