@Ler é um risco, arriscas-te?

Árvores genealógicas

Ebook: AQUI

Em todos os seres vivos, a transmissão de inúmeras características obedece aos princípios básicos da hereditariedade. As árvores genealógicas ou heredogramas, são diagramas que representam as relações de parentesco entre os indivíduos de uma família, permitindo compreender a possibilidade de transmissão de uma característica de geração em geração.

Recorrendo à simbologia específica usada na construção das árvores genealógicas, os alunos do 9º ano construíram a árvore genealógica da respetiva família, relativamente a uma de duas características hereditárias autossómicas: enrolar ou não a língua e posição do lóbulo da orelha (que pode existir na forma solta ou aderente à cabeça). Além da representação fenotípica da característica (enrola ou não a língua e tem lóbulo da orelha solto ou aderente), foi solicitado aos alunos qu e indicassem a respetiva constituição genotípica (conjunto dos dois alelos presentes nos cromossomas que determinam o fenótipo manifestado).

Com a realização deste trabalho, pretendeu-se que os alunos aprendessem a construir e interpretar uma árvore genealógica, conseguissem relacionar o genótipo com fenótipo e também calcular a probabilidade de algumas caraterísticas hereditárias autossómicas  serem transmitidas aos descendentes.

O trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto Ambientes Inovadores em Educação, em colaboração com a Biblioteca Escolar (@Ler é um risco! Arriscas-te?!).

Para a apresentação do trabalho realizado, foram selecionadas sete árvores genealógicas das elaboradas pelos alunos.

Ver plano de aula AQUI no Aprendiz de Investigador.

Maria do Céu Gomes

 
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 1397 - Visitas à página (Hoje): 1