@Ler é um risco, arriscas-te?

Voluntariado

Ao longo do ano, a turma do 9.ºB trabalhou, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em modo de sala de aula invertida, sob a orientação e coordenação da diretora de turma. Cada grupo de alunos planeou e desenvolveu as suas atividades de acordo com o tema que escolheu.

No âmbito da temática do voluntariado, os alunos envolvidos mostraram, desde o início, conforme por eles declarado, “vontade de colaborar com outros projetos existentes na escola, como é o caso do clube de solidariedade e do projeto Soga, e de mostrar mudança de atitudes no que ao apoio de associações de voluntariado diz respeito, dedicando tempo e colaborando com algumas como a Liga Portuguesa Contra o Cancro  ou o Banco Alimentar, desenvolvendo, assim, princípios de humanização, entreajuda e de solidariedade.”

Para além de participarem em campanhas, sob a orientação do professor Luís Alves, de EMRC, para angariar fundos destinados a apoiar a Associação de Soga e da Obra do Frei Gil, na Praia de Mira, e de participarem em peditórios nacionais, como o da AMI ou da Europacolon Portugal, fomentaram o voluntariado na Escola, através de apresentações orais aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos em aulas de EMRC.

Estas atividades promoveram, indubitavelmente, o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Inês Nobre, diretora de turma e professora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 857 - Visitas à página (Hoje): 2