@Ler é um risco, arriscas-te?

Livros e leituras no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

O AELdF é um agrupamento Escolas a ler/Plano 21-24 (Leitura orientada em sala de aula e Vou levar-te comigo!) e Escolas a Ler+/Plano 21-27 (Ler é um risco! Arriscas-te?!).

As atividades do Escolas a ler/Plano 21-24 foram propostas pelo governo de Portugal, no âmbito das medidas de superação das dificuldades de aprendizagem resultantes da pandemia Covid-19. No AELdF, tendo em conta práticas já aplicadas, nomeadamente no primeiro e segundo ciclos, foram adotadas três medidas no ano letivo 22-23, as quais foram enquadradas no Navegando na Leitura (JI e 1.º ciclo), no Projeto de Leitura (2.º ciclo) e nos 10 minutos a ler (2.º ciclo).

As atividades Escolas a Ler+/Plano 21-27 são visíveis no Ler é um risco! Arriscas-te?!, abarcam a totalidade dos alunos do AELdF e, no que respeita ao seu envolvimento, expressam-se, sobretudo, em produções escritas e multimodais que decorrem da atividades curriculares nas quais os alunos têm de trabalhar com informação.

Dando continuidade às atividades descritas, e às parcerias com professores de todos os níveis de ensino, no primeiro período presente ano letivo, decorreram, ou estão em implementação, as atividades de promoção do livro e da leitura que se descrevem abaixo.

 

Jardins de Infância e escolas do Primeiro Ciclo

Navegando na Leitura – Empréstimo domiciliário e sessões de leitura na Biblioteca Escolar Carlos de Oliveira, Febres ou nos Jardins de Infância.

Navegando na Leitura – participação na feira do livro.

 

Primeiro Ciclo

Leitura orientada em sala de aula – Continuação da implementação dos planos elaborados em 2022-2023, e disponíveis no Aprendiz de Investigador. Atividade em coordenação com o Lab in a box do Clube Ciência Viva na Escola – ciência com arte. Acesso direto aos planos a partir do Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas de Cantanhede para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.

 

Segundo e Terceiro Ciclos

Para além do projeto de leitura, no qual as Bibliotecas Escolares dão apoio na disponibilização e gestão dos recursos, em função das solicitações das professoras da disciplina de Português, na Escola Básica Carlos de Oliveira, do 5.º ao 7.º ano, em articulação com o 10 minutos a ler, está implementado o Vou levar-te comigo, que consiste na requisição quinzenal ou mensal, orientada pela respetiva professora da disciplina de Português de cada turma, de livros para leitura domiciliária, sendo que os mesmos começam a ser lido em silêncio na sala de aula. Até ao momento já passaram pela Biblioteca 480 alunos (uma média de 3 a 4 visitas à BE por aluno) que requisitaram 365 livros para leitura domiciliária.

No segundo ciclo, os alunos também já tiveram a oportunidade de ter uma sessão de leitura com a escritora Lurdes Breda.

 

Terceiro Ciclo e Ensino Secundário

No âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de abril são várias as atividades de articulação curricular em curso com as disciplinas de Filosofia, Inglês, Português, Educação Visual, Desenho e Biologia e Geologia que implicam a leitura e a escrita e cujos produtos finais irão ser publicados ao longo do ano letivo. Neste momento, estão envolvidos 1135 alunos.

Para além disso, também o Projeto de Leitura do 10.º ano de escolaridade foi articulado com a Biblioteca Escolar Clara Póvoa. A partir da Biblioteca da Censura, organizada pela Biblioteca Nacional de Portugal, em primeiro lugar foram identificados os livros existentes no fundo documental da Biblioteca Escolar Clara Póvoa (levantamento disponível AQUI e AQUI). Em seguida, as turmas deslocaram-se à Biblioteca, orientados pelos respetivos professores de Português, e escolheram uma das obras da Biblioteca da Censura. Esta atividade está igualmente incluída no programa do AELdF para a celebração dos 50 anos do 25 de abril.

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