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Leitura Orientada em Sala de Aula

Os 4 professores bibliotecários da Rede Concelhia de Bibliotecas de Cantanhede conceberam 46 planos de sequências de ensino e aprendizagem para apoio à Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA), no 1.º ciclo de escolaridade, no âmbito da ação “Escola a ler”. Da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, esta medida resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler e  integra o Plano Escola + 21|23. Para apoiar a concretização deste projeto, foi atribuído pelo IGeFE às 717 escolas inscritas um reforço do orçamento, definido de acordo com o número de alunos das escolas, para aquisição de fundo documental, tendo também o Município de Cantanhede apoiado financeiramente o projeto. 

Os 12 títulos, criteriosamente selecionados pelos professores bibliotecários, em articulação com professores do 1.º ciclo, para leitura orientada em sala de aula, podem ser trabalhados em qualquer ano de escolaridade do 1.º ciclo, dada a conceção de quatro planos de sequências de ensino e aprendizagem para cada título, à exceção de um, que apenas dispõe de planos para os 3.º e 4.º anos. 

Centrados em metodologias ativas de aprendizagem, a resolução de problemas, o questionamento, a pesquisa e o trabalho colaborativo, os planos são ainda uma oportunidade quer para a integração curricular, nomeadamente nas áreas de TIC, Português, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e de Cidadania e Desenvolvimento, quer para a articulação com projetos desenvolvidos nos três Agrupamentos, Eco-Escolas, Clube Ciência Viva na Escola e Promoção e Educação para a Saúde (PES). Em ambas as situações, os planos articulam sempre as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais e com os conhecimentos/capacidades e atitudes/valores da literacia da leitura, uma das três literacias que integram o referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básicos e secundário, Aprender com a biblioteca escolar

As diversas sequências de aprendizagem podem ser total ou parcialmente implementadas pelos professores titulares de turma. Todos os planos estão disponibilizados, em livre acesso, na secção “Sala de aula” do Aprendiz de Investigador, um dos rostos visíveis do projeto concelhio “Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca”, em implementação desde 2012 e apoiado, de 2015 a 2017, pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da candidatura “Ideias com mérito”.

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