@Ler é um risco, arriscas-te?

Biodiversidade em recinto escolar

Ebook AQUI

A biodiversidade refere-se à variedade dos organismos que existem no Planeta ou numa região em particular. Desde o século passado que o ser humano provoca o desaparecimento de muitas espécies, o que conduzirá no futuro, a uma redução drástica da biodiversidade. É imperioso que cada um de nós conheça a biodiversidade local para que a possa preservar.

No sentido de ser atingida a aprendizagem essencial “Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.” os alunos do 8º ano da turma LF2, fizeram o levantamento das espécies existentes no recinto escolar. Pretendia-de, não só, que descobrissem a biodiversidade existente na escola, como também que utilizassem guias de campo manuais e digitais para fazer a identificação das espécies e que fossem utilizadas ferramentas digitais para a comunicação dos resultados.

Uma vez que, o trabalho de identificação de espécies foi realizado em contexto de E@D, realizou-se com recurso, apenas, aos guias de campo digitais e os alunos foram desafiados a contactar, por correio eletrónico, a “Wilder – Rewilding your days”, uma revista online dedicada ao jornalismo de natureza, que promove a Ciência Cidadã.

O trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto Ambientes Inovadores em Educação, em colaboração com a BE.

Ver plano de aula AQUI no Aprendiz de Investigador.

Maria do Céu Gomes, professora de Ciências Naturais

 
Partilhar em:
Visitas à página (Total): 825 - Visitas à página (Hoje): 2