@Ler é um risco, arriscas-te?

Técnica mista translúcida

No dia 27 do mês de fevereiro de 2024 os alunos do 8.º ano da Escola Carlos de Oliveira, Febres realizaram um curso de 4h30 com o ilustrador Fernando Correia, da Universidade de Aveiro, o qual é considerado um dos melhores ilustradores de ciência do mundo. Esta atividade foi incluída nas ações do Clube de Ciência Viva – ciência com arte e teve uma organização conjunta das professoras de Ciências Naturais e de Educação Visual, com apoio logístico do Serviço das Bibliotecas Escolares.

No desenho, luz e sombra são auxiliares importantes na compreensão da forma de um objeto. Quando uma fonte de luz incide num objeto, ilumina a parte exposta à luz e, origina uma sombra na parte de trás. Foi este o primeiro exercício realizado pelos alunos, em que transformaram um circulo numa esfera, conseguindo que, luz e sombra definissem o volume da mesma. De seguida, em papel de engenheiro, exercitaram a técnica de grafite e a técnica do lápis de cor, ao desenharem uma folha de planta parcial e/ou totalmente. e captando a forma, o volume e a textura de uma

Neste e-book apresenta-se uma seleção dos trabalhos que melhor representam a aplicação das técnicas e em que o jogo de luz e sombra permitiu o registo do volume, da textura e da forma da folha, modelo de ilustração botânica.

Partilhar em:
Visitas à página (Total): 109 - Visitas à página (Hoje): 1